Fechar

Multitarefa: faça o teste para saber se você realmente é.

Multitarefa, ser ou não ser.

“Meu filho já nasceu sendo multi-tarefa. Ele come, fala ao celular, manda mensagens, joga videogame, acessa o facebook, tudo ao mesmo tempo.”

Você já deve ter ouvido depoimentos como esse. Hoje em dia se fala muito na necessidade de ser multi-tarefa. Que o ritmo frenético de nossa sociedade exige que sejamos assim, e que a nova geração já está acostumada a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas será mesmo que nosso cérebro é capaz de fazer mais de uma tarefa simultaneamente? Veja bem, eu disse, simultaneamente.

Os autores do livro Truques da MenteSusana Martinez-Conde e Stephen Macknik, afirmam que essa capacidade do cérebro em realizar várias tarefas ao mesmo tempo é um mito, pelo menos realizar com eficiência. Por exemplo, muitas pessoas acham que conseguem falar ao celular enquanto dirigem se utilizarem acessórios que permitam que fiquem com as mãos livres, mas estão totalmente enganadas. A atenção que é direcionada à conversa faz com que fiquemos menos eficientes na tarefa de dirigir, que prestemos menos atenção ao trânsito, aumentando assim as chances de causarmos algum tipo de acidente. Por mais que achemos que estamos fazendo várias coisas ao mesmo tempo, na verdade o que acontece é que é a capacidade de processamento de nosso cérebro acaba sendo dividida entre várias tarefas, nossa atenção fica sendo direcionada para uma atividade e outra, mudando o foco constantemente, fazendo com que nenhuma delas seja realizada com total eficiência.

Não seria melhor nos organizarmos melhor, decidirmos o que vamos fazer a cada momento e então focar toda nossa energia nessa tarefa e assim executá-la da melhor maneira possível? Se cada tarefa for executada com mais foco ele será realizada com mais eficiência e em menos tempo, então no fim das contas nossa ilusão de sermos multi-tarefa acaba na verdade fazendo com que consigamos produzir menos, ao contrário do que pensamos.

Vamos fazer um rápido teste para saber se você é multi-tarefa.
Deixe um comentário abaixo dizendo como foi o teste para você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.